Glossário envia9

A

Automação: Função de um envio de mensagem automática para um determinado comportamento. Ex: automação por cadastro.

Anexo: Arquivo que se coloca juntamente à mensagem para que ambos sejam enviados em conjunto.

Autenticação: Termo utilizado para verificar a autenticidade de quem está enviando a mensagem. É feita por protocolos de autenticação ou configurações: DKIM, DMARC, etc.

ALT text (Texto alternativo): Propriedade de uma tag da linguagem HTML. Serve para descrever o conteúdo de uma imagem.

Assunto: É o título do e-mail. Uma das partes mais importantes de um e-mail é o seu assunto. É por meio dela que o destinatário começa a leitura do e-mail.

API: Interface que permite a integração entre diferentes sistemas para habilitar a troca de informações de uma maneira mais simplificada.

AntiSpam: Recurso utilizado em servidores de e-mail para verificar a mensagem que será recebida. Este recurso é implementado de diversas maneiras, principalmente com testes nos quais a mensagem passa por diversas verificações de conteúdo e configurações.

 

B

Blacklist: Lista que contém uma relação de IPs ou domínios que são considerados perigosos, com baixa reputação.

Bounce: Isto é um evento que ocorre quando o e-mail não chega na caixa de e-mail do destinatário, sendo retornado para o remetente. Pode ocorrer por diversos motivos, o qual será categorizado como hard bounce e soft bounce.

Block (Bloqueio): Isto ocorre quando algum provedor bloqueia o e-mail a ser enviado, principalmente pelo IP ou domínio do remetente.

Bounce Rate: Taxa de ocorrência de bounces. Este cálculo é feito pelo número de bounces dividido pelo número de e-mails enviados.

 

C

CTA (Call-to-action): É a chamada para ação do usuário, a qual é inserida nas suas campanhas, geralmente através de um botão. É o famoso “compre aqui”, “clique aqui”, “cadastre-se”, ou “visite”.

Campanha: Ação de criar/enviar mensagens com o objetivo de divulgar seu produto/empresa.

Conversão: É quando o cliente realiza a ação que você desejava quando enviou o e-mail marketing. Exemplos: visitar o site, seguir nas redes sociais, efetuar uma compra.

Complaint (Reclamação de Spam): Uma mensagem gerada quando a opção ‘Marcar como Spam’ é marcada.

Cliente (client) de e-mail: Aplicação utilizada para recebimento/envio/leitura de mensagens de e-mail.

Clique único: Contabilização de usuários que clicaram no link. Caso o mesmo usuário tenha clicado mais de uma vez, apenas o primeiro clique será contabilizado.

CSS (Cascading Styling Sheets): Linguagem usada para definir a aparência de páginas de internet.

 

D

Descadastro (Unsubscribe): Ação realizada pelo destinatário com o intuito de não receber mais e-mails de tal empresa. É recomendado sempre haver um link para descadastro em e-mail marketing.

Design Responsivo: Definição dada para mensagens que se adaptam para o dispositivo de visualização, seja em desktops, dispositivos móveis, entre outros.

DKIM (DomainKeys Identified Mail): Especificação utilizada para validação de e-mails. É um dos métodos utilizados na autenticação de e-mails.

DNS (Domain Name System): Serviço utilizado para traduzir nomes de domínios em endereços IP.

DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance): Protocolo de autenticação criado para reduzir fraudes. É bastante utilizado pela Microsoft e pela Yahoo.

Duplo opt-in (Double opt-in): Sistema que exige a confirmação por e-mail quando um usuário deseja receber e-mails de uma empresa, geralmente ao clicar em um link enviado por e-mail.

 

E

Entregabilidade: Métrica que define o número de e-mails entregues na caixa de entrada do usuário.

e-mail marketing: Mensagem enviada com o objetivo de divulgar a empresa ou um produto. É indicado que as mensagens de e-mail marketing estejam de acordo com o CAPEM (código de autorregulamentação para a prática de e-mail-marketing).

e-mail transacional: Mensagem enviada para relatar uma transação realizada, sendo enviada geralmente para um único contato. Exemplos: mensagem de uma compra feita, recuperação de senha.

e-mail patrocinado: e-mail feito por meio de um patrocínio de alguma marca/empresa.

 

F

Filtro de e-mail: Software responsável por analisar um e-mail, visando categorizar a reputação do mesmo. Como resultado, pode bloquear a entrega do e-mail, enviar para uma caixa de spam, enviar para a caixa de entrada, entre outros.

Firewall: Hardware ou software desenvolvido para permitir ou não, a troca de dados que circulam na rede.

 

G

GIF animado: um formato de imagem com movimentação, normalmente proveniente de um vídeo.

 

H

Hard bounce: Rejeição permanente para entrega de um e-mail. Geralmente ocorre quando a mensagem é enviada para um endereço de e-mail que não existe, seja o usuário ou domínio.

Headers (Cabeçalho do e-mail): Dados complementares de uma mensagem, que vêm no início de um e-mail. Exemplo: nome do remetente, IP, endereço do servidor de e-mail, etc.

HTML: Linguagem de marcação feita para escrever páginas da web.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto): É um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure – Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro): É uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.

Higienização de Listas: É a forma de limpar as suas listas, excluindo endereços antigos, inválidos, inativos ou descadastrados. Isto é muito importante para a sua entregabilidade. Caso você não tenha uma lista higienizada, sua entregabilidade será afetada.

 

I

Inbound Marketing: É qualquer estratégia de marketing utilizada para atrair a atenção das pessoas.

IMAP (Internet Message Access Protocol – Protocolo de acesso a mensagem da internet): Protocolo padrão para comunicação de e-mails.

IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet): Endereço de identificação de um computador conectado a rede. Cada dispositivo possui um IP, seja ele um computador ou um dispositivo móvel.

ISP (Internet Service Provider – Provedor de Serviço de Internet): Qualquer provedor de serviços de internet.

IP Dedicado: IP Dedicado consiste em uma atribuição de um IP único a um determinado domínio. Em e-mail-marketing, ele é muito utilizado quando há a necessidade de grandes volumes de envios.

 

L

Landing page: Em bom português significa “página de aterrisagem”. É o site criado especificamente para uma ação, como a compra de um produto ou o cadastro em uma campanha.

Lista comprada: Mala direta de e-mails geralmente vendida pela internet. Estas listas geralmente possuem muitos e-mails inventados ou não atualizados. Não é recomendado a compra destas listas.

Layout (Leiaute): Parte visual de uma mensagem/campanha.

Lead: Um contato e comprador em potencial. Um usuário que você possui os dados, como e-mail, nome, entre outros.

Lista de e-mails: Lista de contatos, onde cada contato possui um e-mail.

 

M

Mail server (Servidor de e-mail): Um computador ou programa que armazena e-mail e encaminha-os de um servidor para outro.

Mailto: É a forma do link em HTML feito para enviar mensagens diretamente para um e-mail após clicar em um link.

 

N

Newsletter (Informativo, boletim): É o conteúdo que você envia para o seu consumidor, sem ter necessariamente um call to action para que o consumidor faça uma compra. As newsletters geralmente são utilizadas para reforço de marca e para que o relacionamento entre empresa e consumidor seja estreitado.

 

O

Opt-in: É a opção dada a alguém que queira receber determinados e-mails. Resumindo: é quando um usuário se cadastra em uma lista por vontade própria.

Opt-out: É a opção dada a alguém que não queira mais receber e-mails. Ou seja, é quando um usuário deseja se descadastrar por vontade própria.

Outbound Marketing: É o marketing tradicional, quando a empresa vai atrás do cliente, sendo oposto ao Inbound Marketing.

 

P

Página de conversão: Página para qual os usuários são redirecionados após clicar em um determinado anúncio.

Phishing: Uma das fraudes eletrônicas mais conhecidas, na qual, há a tentativa de obtenção de dados pessoais como cartões de créditos, endereço, entre outros.

POP: Protocolo de acesso e recebimento de e-mails.

Personalização: É quando uma mensagem contém dados de acordo com o destinatário. Ou seja, cada usuário irá receber uma mensagem totalmente personalizada com os seus dados.

Plain text: Mensagem de e-mail que não possui nenhum tipo de formatação.

Política de privacidade: Descrição clara de como uma empresa irá utilizar os seus serviços e as informações coletadas por opt-in.

 

R

Registro MX: Recurso de DNS que mostra como os e-mails devem ser roteados.

Reputação: Conjunto de métricas para avaliar a qualidade de uma mensagem. Diversos fatores influenciam sua reputação, sua mensagem, seu domínio de remetente, os links de sua mensagem, os IPs de envio, etc. O Sender Score é um tipo de reputação muito utilizado para medir a qualidade de um IP ou domínio.

ROI: Retorno sobre investimento. É o cálculo que você faz ao final da campanha para definir a relação entre valor que foi investido e o retorno do público.

Rodapé: Parte inferior de um site, onde normalmente contém um menu ou os créditos de quem fez a página. Também chamado de footer.

 

S

Segmentação: Ato de separar o seu público por perfil, e enviar e-mails de acordo com a preferência do usuário para alcançar melhores resultados.

Single opt-in (opt-in simples): É quando ocorre um cadastro sem a confirmação do e-mail. Este modo, pode acarretar em e-mails falsos ou inativos.

SPF (Sender Policy Framework – Framework de Políticas do Remetente): Mecanismo que valida os e-mails por domínio. É um passo muito importante para autenticação de e-mails.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo de transferência de correio simples) : Protocolo mais utilizado para envio de mensagens.

Soft Bounce: Erro não grave relacionado à não entrega de e-mail. Pode ser causado por uma caixa de entrada cheia, etc.

SPAM: É o que ocorre quando um servidor de e-mail recebe um e-mail não permitido ou duvidoso. Ele então é encaminhado automaticamente para a pasta de lixo eletrônico ou spam.

Subscribe (Cadastrar): Ação de cadastro em uma lista de e-mails.

SpamAssassin: Ferramenta que verifica as mensagens, visando filtrar as mensagens consideradas duvidosas como spam.

Spamtraps: Endereços especiais configurados por ISPs para monitorar e-mails não solicitados.

Sender Score: Serviço que verifica a reputação do e-mail e da mensagem.

 

T

Template: É um modelo pronto de mensagem de e-mail que possa ser editado.

Teste A/B: Teste realizado para duas pequenas partes de uma lista. Ele visa verificar qual dos dois testes possui um melhor desempenho.

Taxa de Abertura: Cálculo feito onde se divide o número de aberturas pelo número de e-mails enviados.

Taxa de Cliques: Cálculo feito onde se divide o número de cliques pelo número de aberturas.

 

U

Unsubscribe (Descadastrar): Ação de descadastro em uma lista.

URL: Endereço de um site na web.

 

W

Webmail: Versão no navegador de um serviço de e-mail. Podemos citar como exemplo o Gmail em seu URL (gmail.com).

Whitelist: Lista onde um usuário autoriza o recebimento de diversos IPs ou endereços de e-mail.

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como acesso o sistema?

O envia9 é acessado a partir de qualquer computador com conexão à Internet. Após realizar a...

Como eu faço para assinar um plano mensal no envia9 ou realizar a compra de créditos?

Para assinar ou comprar créditos basta acessar as página de planos em nosso site e escolher o...

Como funciona a troca de plano mensal?

  Diminuir a cota:  A diminuição da cota mensal é realizada sempre de um período para outro, ou...

E se eu não tiver um domínio próprio, como posso obter um?

Não se preocupe, antes de contratar seu plano entre em contato conosco que podemos providenciar o...

Minhas informações estão seguras?

Suas informações pessoais e de seus destinatários (lista de e-mails) serão mantidas estritamente...